Secretário de Estado norte-americano falha reunião ministerial da NATO

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, irá falhar a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO em abril, mas viajará para a Rússia e Itália no mesmo mês, informou hoje a Administração norte-americana.

© Reuters
Mundo EUA

Tillerson será representado pelo subsecretário de Estado, Tom Shannon, na reunião agendada para os dias 05 e 06, uma indicação que poderá deixar preocupados os Estados aliados em relação ao compromisso do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à NATO, quando procura ao mesmo tempo a melhoria das relações entre Washington e Moscovo.

PUB

"Tom Shannon representará os Estados Unidos na reunião ministerial da NATO", indicou à agência France-Presse um responsável norte-americano, sob condição de anonimato.

Tillerson irá encontrar-se com a maioria dos seus 27 homólogos aliados num encontro em Washington esta semana, acrescentou a mesma fonte.

"Ele já se encontrou com responsáveis ucranianos. Depois destas consultas e encontros, viajará em abril para o encontro do G7 em Itália e depois para encontros na Rússia", disse ainda a fonte da AFP.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, viajou para Washington na passada segunda-feira, pela primeira vez desde que Trump foi eleito, para conversações com a liderança norte-americana da coligação que está a combater o grupo extremista Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

A administração Trump tem tentado envolver mais a NATO no combate aos jihadistas.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser