Donald Tusk convoca cimeira extraordinária em abril para discutir Brexit

Esta segunda-feira Theresa May avançou que será no dia 29 de março a data em que terá início o processo do Brexit.

© Getty Images
Mundo Conselho Europeu

O presidente do Conselho Europeu marcou uma cimeira extraordinária da União Europeia para discutir o processo do Brexit que se irá realizar no dia 29 de abril, avança a RTP.

PUB

O anúncio de Donald Tusk, feito em Bruxelas, ocorre um dia depois de Londres ter anunciado que vai enviar na próxima semana, em 29 de março, a notificação para a saída do Reino Unido da União Europeia, o que desencadeia o processo negocial para a concretização do 'Brexit'.

"Face ao que foi anunciado ontem (segunda-feira) em Londres, gostaria de informá-los de que vou convocar um Conselho Europeu para sábado 29 de abril, para a adoção das diretrizes para as negociações do Brexit", anunciou Tusk, durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

O presidente do Conselho Europeu reiterou que, "pessoalmente, preferia que o Reino Unido não tivesse escolhido deixar a UE, mas a maioria dos eleitores britânicos escolheram no sentido oposto".

"Nessa medida, temos de fazer tudo o que pudermos para que o processo seja o menos doloroso possível para a União Europeia. A nossa grande prioridade para as negociações deve ser criar a máxima certeza e clareza possíveis para todos os cidadãos, empresas e Estados-membros que serão negativamente afetados pelo Brexit", declarou Tusk.

A primeira-ministra, Theresa May, tinha-se comprometido, no congresso do partido Conservador em outubro do ano passado, a ativar o Artigo 50 até ao final de março, mas até agora o governo tinha recusado apontar uma data específica.

[Notícia atualizada às 12h28]

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser