Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Orçamento do Estado dos EUA é ameaça a mandato de Guterres

A proposta de orçamento do Estado dos EUA apresentada por Donald Trump na semana passada, com cortes anunciados para as Nações Unidas, é o grande desafio que o secretário-geral da ONU enfrenta no comando da organização, avisa um analista ouvido pela Lusa

Orçamento do Estado dos EUA é ameaça a mandato de Guterres
Notícias ao Minuto

10:27 - 21/03/17 por Lusa

Mundo Propostas

O orçamento final será elaborado pelo Congresso e a proposta da Casa Branca é vaga em relação aos cortes, mas o diretor de orçamento da administração, Mick Mulvaney, disse que os EUA vão "absolutamente reduzir o financiamento à ONU e outros programas de ajuda".

O académico e colunista Steven Metz, em declarações à agência Lusa, diz que estas ameaças devem ser levadas a sério: "Trump não é, claramente, um fã da organização. Uma das chaves para o seu segredo eleitoral foi convencer os conservadores de que avançaria as suas posições e é aqui que entra em jogo a ONU: a classe política americana de direita há muito tempo que é cetica, ou mesmo hostil, em relação a organização".

Quanto aos eleitores, o especialista diz que não existem sondagens sobre os apoiantes de Trump e a organização, mas acredita que "se o presidente defender algum tipo de corte total ou parcial com a ONU a maioria dos seus apoiantes e dos eleitores republicanos irão apoiá-lo."

Metz cita uma sondagem de 2015 segundo a qual apenas 35 por cento dos americanos acredita que a ONU é boa a resolver problemas e uma maioria acredita que é má a fazê-lo.

"Acredito que a estratégia mais eficiente para Guterres será trabalhar através da embaixadora [Nikki] Haley para descobrir se o presidente Trump quer ou não um envolvimento direto em breve", diz Metz.

Nikki Haley, numa declaração enviada aos jornalistas na quinta-feira, disse que, "em muitas áreas, a ONU gasta mais do que deveria", mas nas suas audições durante o processo de aprovação no Senado disse que seria contra cortes indiscriminados na organização.

Os cortes anunciados não são precisos, mas devem acontecer nas contribuições voluntárias que o país faz à organização. Um dos alvos principais serão os programas contra as mudanças climáticas, iniciativas para as quais o país deve parar de contribuir totalmente.

O professor da Universidade de Nova Iorque e especialista em ONU Richard Gowan disse à Lusa que "Trump é imprevisível, mas será certamente uma ameaça para as Nações Unidas" e explicou como Guterres se pode preparar para isso.

"Guterres não pode cortejar Pequim de forma aberta, usando a China como um contrapeso, mas terá de manter conversas discretas com outros poderes para mitigar futuros esforços americanos que minimizem a organização", disse.

Por outro lado, acredita Gowan, o secretário-geral "precisa identificar um número de assuntos que sirvam para vender a utilidade da ONU para a nova administração", e dá o exemplo da liderança que a ONU pode ter na reconstrução da Síria e do papel que tem na luta contra o terrorismo em países como o Mali, o Iémen e a Somália.

Steven Metz acredtia que a ONU pode sobreviver a quatro anos de uma administração americana hostil, mas que será difícil se essa atitude se tornar a regra no país.

"Se o sucessor de Trump regressar à posição americana de manter a ordem global através do multilateralismo sempre que possível, pedidos para deixar a ONU voltarão para as franjas. Mas se o Trumpismo se tornar a nova norma, a organização será muito mais fraca e arrisca desaparecer por completo", diz.

No dia seguinte ao anúncio do orçamento, o porta-voz de António Guterres disse que "cortes abruptos no financiamento podem obrigar á tomada de medidas que comprometem o esforço de reformas a longo prazo."

A 12 de dezembro, no dia em que fez o seu juramento sobre a Carta das Nações Unidas, António Guterres disse que "o fundamental é ter um discurso muito aberto e muito franco, tendo em conta que os interesses dos Estados Unidos, que lhes compete defender, podem ser compatibilizados com os interesses globais que as Nações Unidas se propõem defender."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório