Senadores democratas querem anular ordem de Trump para construir muro

Um grupo de 24 senadores democratas apresentou hoje um projeto de lei para suspender a ordem executiva de Donald Trump que determina a construção de um muro com o México para travar a imigração ilegal.

© Reuters
Mundo EUA

A proposta foi promovida pelo senador Tom Carper, eleito pelo Estado do Delaware, e contou com o apoio de outros 23 senadores, todos democratas, exceto Bernie Sanders, que disputou a nomeação como candidato presidencial por este partido, mas continua a classificar-se como independente.

PUB

O projeto de lei, que tem poucas probabilidades de avançar num congresso dominado pelos republicanos, pretende a anulação da ordem executiva, de 25 de janeiro, em que Trump determina a construção do muro com o México e o aumento de recursos para as autoridades de controlo da imigração e a patrulha de Fronteiras, além de diminuir os requisitos para deportar os indocumentados.

A ordem foi o primeiro passo para avançar na construção do muro na fronteira sul, o que degradou as relações com o México, cujo custo em 2018 está estimado pela Casa Branca em 2,6 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros).

A ordem "é indigna, anti-norte-americana e má para a segurança", criticou, em comunicado, a senadora Catherine Cortez Masto, eleita pelo Estado do Nevada, que apoia o projeto de lei e considerou a decisão governamental um desperdício de dinheiro e uma perda de tempo que poderia ser dedicado a "resolver os problemas do sistema migratório".

O independente Gabinete de Contabilidade Pública (GAO, na sigla em inglês) admitiu que o custo total do muro pode ascender aos 21 mil milhões de dólares, sem considerar o pagamento de indemnizações por expropriação de terras.

Este valor excede em muito os cerca de oito mil milhões de dólares avançados inicialmente por Trump.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser