Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Atentado bombista em Bagdad provoca pelo menos 23 mortos e 43 feridos

Um ataque suicida com carro armadilhado numa zona comercial do subúrbio de Amil, sudoeste de Bagdad, provocou hoje pelo menos 23 mortos e 43 feridos, referiram fontes oficiais e hospitalares.

Atentado bombista em Bagdad provoca pelo menos 23 mortos e 43 feridos
Notícias ao Minuto

18:35 - 20/03/17 por Lusa

Mundo Terrorismo

O atentado ainda não foi reivindicado, mas o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) tem sido responsável por diversos atentados bombistas ocorridos na capital do Iraque. As fontes contactadas pela agência noticiosa Associated Press (AP) exprimiram-se sob anonimato, porque não estão autorizadas a fornecer informações.

As forças iraquianas estão envolvidas desde outubro numa ofensiva contra o grupo islamita radical em Mossul, a segunda cidade do país. Em janeiro, o governo de Bagdad declarou a zona leste de Mossul "totalmente libertada" e permanece envolvida em combates no oeste da cidade, mais densamente povoada.

As tropas iraquianas, apoiadas por forças especiais norte-americanas, estão perto da cidade velha de Mossul, onde se espera que ocorram os combates mais violentos.

A Polícia federal militarizada disse que se encontrava, a cerca de 500 metros da mesquita al-Nuri, onde o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, protagonizou uma rara aparição pública em julho de 2014 para anunciar um autoproclamado califado no Iraque e na Síria.

O grupo rebelde sunita tem registado uma série de derrotas no terreno desde meados de 2015, mas continua a desencadear ataques regulares em Bagdad e arredores.

Uma série de ataques bombistas atingiram a capital iraquiana desde o início da operação militar para retomar Mossul, num regresso do grupo às suas "raízes insurgentes" à medida que vai perdendo território.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório