Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Polícia turca deteve mais de duas mil pessoas por suspeitas de terrorismo

As autoridades turcas detiveram na última semana mais de 2.000 pessoas no decurso de operações antiterroristas, informou hoje o ministério do Interior em comunicado publicado na sua página da internet.

Polícia turca deteve mais de duas mil pessoas por suspeitas de terrorismo
Notícias ao Minuto

13:15 - 20/03/17 por Lusa

Mundo Ministério

Metade dos suspeitos, 999 pessoas segundo a nota oficial, foram detidos em 230 operações distintas contra uma "organização terrorista separatista", a designação atribuída pelas autoridades turcas ao proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda da Turquia.

Outras 966 pessoas foram detidas em operações contra a confraria do predicador exilado Fethullah Gülen, que o Governo turco acusa de ter instigado o fracassado golpe de Estado de 15 de julho, e que denomina de "Organização terrorista Fethullah Gülen" (FETÖ).

Foram ainda detidas mais 28 pessoas por supostas ligações a grupos de extrema-esquerda e outras 70 por suspeitas de vínculos ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), em operações dirigidas a "combatentes estrangeiros", que alegadamente tentam juntar-se a este grupo na Síria através da Turquia.

Estes números são um pouco superiores aos divulgados até ao momento por via oficial. Desde o início de 2017 que a polícia turca deteve, todas as semanas, entre 1.000 e 1.800 pessoas sob acusações de terrorismo.

Em paralelo, as autoridades turcas anunciaram a prisão de três pessoas supostamente relacionadas com o ataque terrorista de dezembro contra um mercado de Natal em Berlim, enquanto um tribunal enviou hoje para prisão preventiva outro suspeito, detido há nove dias sob a mesma acusação.

As detenções ocorreram no aeroporto de Atatürk em Istambul, onde a polícia intercetou três homens supostamente envolvidos no ataque, indicou o diário Hürriyet ao citar fontes do ministério turco do Interior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório