Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

União Europeia volta a advertir Turquia: Com pena de morte não há adesão

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reafirmou hoje que o restabelecimento da pena de morte na Turquia, que Ancara admite, impede uma adesão do país à União Europeia (UE).

União Europeia volta a advertir Turquia: Com pena de morte não há adesão
Notícias ao Minuto

12:25 - 19/03/17 por Lusa

Mundo Jean-Claude Juncker

"Se a pena de morte for reintroduzida na Turquia, isso levará ao fim das negociações (...) É uma linha vermelha", disse Juncker à edição de domingo do tabloide alemão Bild.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse no sábado esperar que o parlamento aprove a reinstauração da pena de morte após o referendo constitucional de 16 de abril, que reforça os poderes presidenciais.

Jean-Claude Juncker recusou no entanto suspender desde já as negociações com a Turquia, que se arrastam há anos.

"É uma falsa questão. Não faz sentido querer acalmar as coisas suspendendo negociações que de qualquer maneira não se estão a realizar", disse.

Se a adesão da Turquia fracassar, isso dever-se-á não aos europeus, mas "à falta de vontade dos turcos de aplicar os padrões europeus"", disse.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, afirmou numa entrevista à Der Spiegel também publicada este fim de semana que "a adesão da Turquia à UE está mais distante que nunca" e que Bruxelas devia enveredar por um processo que conduzisse a uma parceria reforçada, comparável ao futuro estatuto do Reino Unido após a saída da UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório