Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Número de afetados por inundações no Peru sobe para 72 mil

O número de afetados pelas chuvas e inundações que se registam no Peru desde dezembro subiu para 72 mil, anunciou na sexta-feira o primeiro-ministro, Fernando Zavala.

Número de afetados por inundações no Peru sobe para 72 mil
Notícias ao Minuto

11:33 - 18/03/17 por Lusa

Mundo Cheias

O Governo peruano manteve o número de mortos em 62, bem como os 170 feridos e 11 desaparecidos que foram divulgados após uma reunião extraordinária do conselho de ministros no Centro de Operações de Emergências Nacional.

O aumento do número de afetados está relacionado com o transbordamento de vários rios na zona costeira, incluindo alguns que atravessam Lima.

Há cerca de meio milhão de pessoas que foram também afetadas em menor escala devido às chuvas, que obrigaram ao corte de estradas e suspenderam o serviço de eletricidade e água em vários municípios do litoral.

O primeiro-ministro destacou a importância do funcionamento da Estrada Central, a principal via que liga Lima ao centro do país, que permitiu manter o abastecimento de produtos de primeira necessidade à capital.

No entanto, o vice-presidente do Peru e ministro dos Transportes e Comunicações, Martín Vizcarra, explicou que a estrada Pan-americana Norte, que liga Lima ao Equador, está cortada devido ao colapso de três pontes.

Esta situação impede o transporte de ajuda por via terrestre às regiões nortenhas de Tumbes, Piura e Lambayeque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório