Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2021
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 19º

Edição

Analistas dos EUA projetam que 14 milhões vão perder proteção na saúde

Analistas dos Estados Unidos projetaram que 14 milhões de pessoas vão perder proteção na saúde no próximo ano com o projeto de lei dos republicanos, que visa acabar com a reforma do sistema de saúde, conhecido como Obamacare.

Analistas dos EUA projetam que 14 milhões vão perder proteção na saúde
Notícias ao Minuto

22:23 - 13/03/17 por Lusa

Mundo Obama

A Agência do Congresso para o Orçamento (CBO, sigla em inglês) estimou hoje que o número de pessoas sem seguro de saúde vai crescer para 24 milhões em 2026.

A Lei da Cobertura Médica Acessível, conhecida como Obamacare, foi uma das prioridades do Presidente cessante dos Estados Unidos Barack Obama quando chegou à Casa Branca e tem sido questionada sucessivamente pela oposição republicana.

As projeções aumentam a pressão sobre os republicanos, que contam agora com a maioria no Congresso e o Presidente eleito Donald Trump, para apresentar uma alternativa depois da revogação da Obamacare, como prometeram.

No passado dia 06, a maioria republicana do Congresso apresentou o início da reforma do sistema de saúde criado pelo antigo Presidente Barack Obama.

O "Obamacare" foi aprovado em 2010 pela maioria democrata e permitiu que mais de 20 milhões de norte-americanos conseguissem aceder a um seguro de saúde.

Os republicanos tentam já anos revogar a reforma democrática, mas nem todos concordam sobre a forma como será feita a substituição, apesar de ser uma prioridade legislativa.

O projeto apresentado suprime a obrigação universal de ter um seguro de saúde e descompromete o Estado federal.

Mas o texto conserva duas das grandes conquistas conseguidas com o Obamacare, nomeadamente a obrigação dos filhos permanecerem no seguro dos pais até aos 26 anos e continuar a proibir as seguradoras de discriminação dos clientes com base no seu historial médico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório