Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Pelo menos 19 refugiados entraram no Canadá pela fronteira com EUA

Pelo menos 19 pessoas, entre as quais uma mulher grávida, passaram ilegalmente a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá nas últimas 24 horas para pedir asilo, informaram as autoridades canadianas.

Pelo menos 19 refugiados entraram no Canadá pela fronteira com EUA
Notícias ao Minuto

23:08 - 08/03/17 por Lusa

Mundo Asilo

Um porta-voz da cidade fronteiriça de Emerson, no Canadá, disse aos jornalistas que na noite de terça-feira e hoje cruzaram a fronteira a pé 17 pessoas.

Os refugiados, a maior parte dos quais provenientes de países africanos, chegaram ao Canadá no meio de uma tempestade com rajadas de vento de 83 quilómetros/hora e com uma temperatura de 26 graus negativos, o que obrigou ao encerramento de várias estradas e postos fronteiriços na zona central do Canadá e dos Estados Unidos da América (EUA).

Nos últimos meses, aumentou o número refugiados a entrar no Canadá através da fronteira com os Estados Unidos.

Segundo dados divulgados pelas autoridades canadianas, só a província de Québec recebeu em fevereiro seis vezes mais pedidos de asilo do que no mesmo mês do ano anterior.

No total, o Québec recebeu 635 pedidos de asilo em fevereiro, contra os 99 registados em 2016. Em janeiro, 452 pessoas pediram asilo, mais 230% do que em janeiro de 2016.

Otava tem um acordo com Washington que torna impossível que uma pessoa peça refúgio no Canadá quando é proveniente dos Estados Unidos, exceto quando entra em território canadiano ilegalmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório