Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Símbolo da luta conta o Ébola morreu. Médicos tinham medo de lhe tocar

Equipa médica recusava-se a tocar-lhe após complicações decorrentes do parto. Salome Karwah não resistiu e acabou por morrer.

Símbolo da luta conta o Ébola morreu. Médicos tinham medo de lhe tocar
Notícias ao Minuto

12:48 - 03/03/17 por Goreti Pera

Mundo Libéria

Morreu a mulher que foi eleita personalidade do ano pela revista Time em 2014. Salome Karwah era enfermeira e tornou-se um símbolo da luta contra o Ébola, depois de ter contraído o vírus ao tratar pacientes infetados.

A mulher natural de Monrovia, na Libéria, deu à luz o quarto filho a 17 de fevereiro através de cesariana. Mas novas complicações levaram a que se dirigisse à urgência quatro dias depois.

Uma vez chegada ao hospital, conta o marido que Salome teve de esperar três horas no carro porque nenhuma enfermeira lhe queria tocar por temer contrair Ébola. Desconheciam, aparentemente, que Salome já estava livre do vírus.

“Tive de ir pessoalmente à urgência buscar uma cadeira de rodas para levar a minha mulher para a sala de operações”, contou o marido, James Harris, à BBC.

A possibilidade de um ato de negligência médica ter estado na origem da morte de Salome Karwah está a ser investigada pelas autoridades nacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório