Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Alemanha convoca embaixador turco por causa de jornalista detido

A diplomacia alemã convocou hoje o embaixador turco em Berlim, para protestar contra a detenção provisória do correspondente do diário alemão Die Welt na Turquia, por propaganda "terrorista".

Alemanha convoca embaixador turco por causa de jornalista detido
Notícias ao Minuto

17:32 - 28/02/17 por Lusa

Mundo Deniz Yucel

"Por causa da detenção provisória de [Deniz] Yucel, o embaixador da Turquia [Ali Kemal Aydin] foi convocado (pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros Walter Lindner) a pedido do ministro dos Negócios Estrangeiros" Sigmar Gabriel, indicou o ministério alemão, na sua conta oficial na rede social Twitter.

A detenção de Deniz Yucel tem sido uma nova fonte de tensão para a relação Berlim/Ancara.

Deniz Yucel, de 43 anos, foi detido este mês por ter noticiado um ataque informático à conta de correio eletrónico do ministro turco da Energia, Berat Albayrak, genro do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Cidadão com dupla nacionalidade, turca e alemã, Yucel apresentou-se voluntariamente na sede da polícia de Istambul a 14 de fevereiro para responder às questões dos investigadores, indicou então o diário alemão Die Welt.

O jornalista "escreveu notícias -- como muitos outros jornalistas da imprensa internacional -- sobre 'emails' que o coletivo de esquerda turco RedHack obteve da conta privada de correio eletrónico" de Albayrak, esclareceu na mesma ocasião o diário.

As mensagens de correio eletrónico em questão, que foram pirateadas, revelavam as pressões políticas do Governo turco sobre os 'media' e as estratégias de manipulação da opinião nas redes sociais.

De acordo com Die Welt, "as autoridades turcas acusam Yucel de ser membro de uma organização terrorista, de uso indevido de dados e de propaganda terrorista".

Na semana passada, cerca de 170 deputados alemães apelaram, numa carta aberta ao embaixador turco, à libertação "rápida" do correspondente.

Já em 2015, Yucel, um jornalista popular na Alemanha, onde esteve envolvido em várias polémicas nos últimos anos, tinha sido detido por umas horas, após uma conferência de imprensa ministerial no sul da Turquia.

Aproximadamente 150 jornalistas turcos estão atualmente na prisão, tanto preventiva como em cumprimento de penas, de acordo com as plataformas turcas de defesa dos jornalistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório