Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Campanha polémica em Madrid. "Meninos têm pénis. Meninas têm vulva"

Campanha contra a transexualidade está a gerar controvérsia na capital da vizinha Espanha. Câmara promete retirar autocarro da cidade e estuda se está em causa o crime de incitação ao ódio.

Campanha polémica em Madrid. "Meninos têm pénis. Meninas têm vulva"
Notícias ao Minuto

16:23 - 28/02/17 por Goreti Pera

Mundo Espanha

Está a circular nas ruas de Madrid, em Espanha, um autocarro com uma mensagem envolta em polémica. A iniciativa é da Hazte Oir, uma organização que promove a participação da sociedade na política e que diz querer “denunciar as leis que promovem a diversidade sexual entre os menores”.

“Os meninos têm pénis. As meninas têm vulva. Que não te enganem. Se nasces homem, és homem. Se és mulher, continuarás a sê-lo”. É esta a mensagem difundida pela Hazte Oir e destinada a crianças e jovens.

A iniciativa contra a transexualidade gerou de imediato alguma controvérsia. Começou por ser criticada por organizações em defesa dos direitos dos transexuais, mas também a Câmara de Madrid já se pronunciou.

“Repudiamos profundamente esta prática discriminatória, violenta e ofensiva”, disse ao ABC a porta-voz do município. Rita Maestre garantiu que a autarquia tomará medidas para que o autocarro deixe de circular nas ruas da cidade e acrescentou que foi aberta uma investigação para se perceber se está em causa o crime de incitação ao ódio.

“É uma campanha contrária à dignidade e aos direitos dos menores. Há muitas famílias com menores transexuais que lutam pelo reconhecimento e normalização da vida daquelas crianças”, admitiu também Puri Causapié, representante do PSOE, na oposição camarária.

Em resposta às críticas, a Hazte Oir emitiu um esclarecimento dando conta de que “o objetivo é denunciar as leis de doutrina sexual aprovadas em várias comunidades autónomas para promover a diversidade sexual entre os menores, violando a liberdade de educação e o direito fundamental de os pais educarem os seus filhos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório