Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

ONG portuguesa lança projeto de orientação profissional a jovens

Um português reformado dos serviços sociais britânicos lançou um projeto de voluntariado em Thetford, no leste de Inglaterra, para ajudar na orientação profissional dos jovens da cidade onde existe uma numerosa comunidade lusa.

ONG portuguesa lança projeto de orientação profissional a jovens
Notícias ao Minuto

10:45 - 26/02/17 por Lusa

Mundo Inglaterra

A organização SIMPLE [Support and Integration of Migrants, Promoting Legal Equality] já existia para prestar apoio na assistência e preparação de documentos, mas há duas semanas lançou um projeto alargado para além da comunidade portuguesa.

"Fazemos um teste psicométrico aos jovens que dá a ideia sobre a área em que estão predispostos a ser bem-sucedidos e na qual vão ter satisfação profissional", disse Joe Barreto à agência Lusa.

A equipa, que inclui a mulher, Carla Barreto, e outros voluntários, convida depois responsáveis de empresas das áreas identificadas para darem "uma ideia mais realista" da atividade.

Segue-se um contacto com centros profissionais, colégios e universidades para tentar encontrar colocações, seja para estudos ou para estágios.

"Inspire Focus" é destinado a jovens dos 14 aos 25 anos, mas já ajudou pessoas fora destas idades por entender que está a prestar "um apoio à comunidade".

O projeto nasceu do desejo de continuar ativo de Joe Barreto, que tem problemas de mobilidade e foi reformado por invalidez dos serviços sociais britânicos, onde dava assistência psicológica.

"Ainda tenho muito a dar e sinto que existe uma falta de confiança nos jovens, não por eles não terem capacidade, mas por falta de confiança dos adultos. Eu acredito que vivemos entre génios e sinto-me bem por saber que os influenciei de forma positiva", justificou.

O projeto, que já é frequentado por 60 jovens e tem ativa uma oficina de multimédia, fará parte de uma visita do embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes, a Thetford na segunda-feira.

O diplomata será recebido numa escola secundária local onde aprendem a língua portuguesa cerca de 200 estudantes, e contactará com elementos da comunidade e da autoridade local.

Na cidade, situada no distrito de Breckland, estima-se que residam pelo menos 5.000 portugueses, muitos dos quais trabalhadores na indústria alimentar da região.

Porém, nos últimos anos têm chegado também outros profissionais, como enfermeiros, e a própria comunidade tem gerado pequenos negócios, como cafés e lojas.

Na região leste de Inglaterra, que inclui Norfolk e Suffolk, o número de portugueses poderá chegar a 200 mil, segundo uma estimativa das autoridades locais britânicas em 2009.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório