Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Irão pede autorização para comprar 950 toneladas de urânio concentrado

O Irão pediu autorização para comprar 950 toneladas de urânio concentrado ao Cazaquistão, num período de três anos, para poder desenvolver o seu programa nuclear civil, anunciou hoje o chefe da organização iraniana de energia atómica (OIEA).

Irão pede autorização para comprar 950 toneladas de urânio concentrado
Notícias ao Minuto

10:19 - 25/02/17 por Lusa

Mundo Cazaquistão

O pedido foi feito do organismo encarregado de supervisionar o acordo nuclear concluído em julho de 2015 pelo Irão e seis grandes potências, os Estados Unidos, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha.

O chefe da OIEA, Ali Akbar Salehi, disse a agência de notícias ISNA que a compra será feita "em três anos" e em dois tempos, ou seja, "650 toneladas em dois carregamentos e 300 toneladas no terceiro ano".

Akbar Salehi disse que a última remessa urânio concentrado seria transformado para obter urânio enriquecido e vendido nesta forma ao Cazaquistão.

O acordo nuclear com grandes potências permite ao Irão enriquecer urânio a 3,5% e vender para outros países. A fabricação de armas nucleares requer enriquecimento de urânio a 80%.

Akbar Salehi afirmou que, desde a entrada em vigor do acordo nuclear em janeiro de 2016, o Irão já importou cerca 382 toneladas de urânio concentrado, em grande parte da Rússia, e vendeu como urânio enriquecido a 3,5% a outros países, conforme o acordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório