Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Mais dois militares turcos pedem asilo à Grécia

Dois militares turcos, procurados pela Turquia por eventual participação no fracassado golpe de estado de 15 de julho, foram presos pela polícia grega após terem pedido asilo no país, referiu hoje fonte policial.

Mais dois militares turcos pedem asilo à Grécia
Notícias ao Minuto

19:51 - 23/02/17 por Lusa

Mundo Golpe de Estado

Os dois oficiais, acompanhados pelo seu advogado, compareceram em 17 de fevereiro no comissariado de Orestiada, uma pequena localidade perto da fronteira greco-turca, e depositaram um pedido de asilo no dia 20, indicando que a sua vida está "em perigo" na Turquia.

A polícia grega não revelou os nomes dos militares nem forneceu qualquer outra informação sobre o caso, indica a agência noticiosa France-Presse.

A justiça grega recusou em 26 de janeiro o pedido de extradição para a Turquia de oito militares turcos, que fugiram para a Grécia a 16 de julho de 2016, algumas horas após o golpe falhado, e pediram asilo.

A decisão do tribunal grego, que invocou a ausência de garantias sobre a sua segurança na Turquia, irritou as autoridades turcas que emitiram um mandado de detenção contra os oito militares e um novo pedido de extradição.

O caso constitui um novo desafio às relações entre os dois vizinhos, que desde há um ano devem supostamente cooperar para travar o fluxo migratório no mar Egeu, no âmbito do acordo UE-Ancara.

Dezenas de funcionários e famílias turcas fugiram para a Grécia e outros países desde 15 de julho, para solicitar asilo ou escapar às amplas purgas ordenadas pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan. Desde então, cerca de 41.000 pessoas foram detidas na Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório