Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Síria: Rebeldes anunciam tomada de Al-Bab aos jihadistas

Três grupos rebeldes sírios que são apoiados pelo exército turco anunciaram hoje a tomada da cidade de Al-Bab, bastião do grupo extremista Estado Islâmico na província de Alepo (norte).

Síria: Rebeldes anunciam tomada de Al-Bab aos jihadistas
Notícias ao Minuto

16:24 - 23/02/17 por Lusa

Mundo Conflito

"Anunciamos a libertação total da cidade de Al-Bab", 25 quilómetros a sul da fronteira com a Turquia, disse Ahmad Othman, líder do grupo rebelde sírio Sultan Murad.

"Estamos a desminar bairros residenciais", acrescentou.

Outro dirigente rebelde, Saif Abu Bakr, do grupo Al-Hamza, disse que na quarta-feira as forças da oposição tomaram o centro da cidade, onde se situava o quartel-general dos 'jihadistas', e hoje, cerca das 06:00 locais (04:00 em Lisboa), os combatentes do Estado Islâmico retiraram.

Abu Zeid, porta-voz do grupo rebelde Exército Sírio Livre, precisou que os combatentes do Estado Islâmico começaram a retirar de Al-Bab antes dos ataques aéreos e dos bombardeamentos de artilharia das forças turcas.

Falando em Ancara, o ministro da Defesa turco mostrou-se mais prudente, afirmando à agência Anadolu que "a cidade de Al-Bab está agora quase completamente sob controlo" das forças apoiadas pela Turquia.

Segundo a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos, os rebeldes tomaram quase metade dos bairros da cidade, mas combatentes do Estado Islâmico mantêm-se em Al-Bab.

A confirmar-se, a tomada de Al-Bab será um êxito militar significativo para a Turquia, que no final de agosto lançou uma operação no norte da Síria para repelir os 'jihadistas' das zonas próximas da sua fronteira.

Al-Bab, onde residiam quase 100.000 pessoas, significava uma importante fonte de financiamento para o Estado Islâmico, que habitualmente cobra impostos às populações das localidades que controla.

A cidade era último bastião dos 'jihadistas' na província de Alepo, depois da tomada de Manjib em agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório