Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Verão aumenta riscos para saúde dos refugiados sírios

A organização não-governamental Oxfam lançou hoje um apelo urgente, advertindo para o aumento dos riscos sanitários no verão para centenas de milhares de refugiados sírios, em particular na Jordânia e no Líbano, noticiou a AFP.

Verão aumenta riscos para saúde dos refugiados sírios
Notícias ao Minuto

06:39 - 20/05/13 por Lusa

Mundo Oxfam

As temperaturas devem ultrapassar os 40.º celsius e as centenas de refugiados continuar a afluir todos os dias a estes dois países, pelo que "os riscos sanitários devem ser tratados com urgência", afirmou a organização em comunicado.

"Um aumento dos casos de doenças como diarreia e infeções cutâneas foi já registado nas comunidades de acolhimento e nas instalações provisórias onde atualmente vivem cada vez mais refugiados", notou a Oxfam.

É "crucial assegurar fundos para fornecer aos refugiados abrigo, água potável e instalações sanitárias adequadas", acrescentou.

Segundo as Nações Unidas, o número de deslocados na Síria, onde a guerra civil já custou mais de 94.000 vidas desde março de 2011 segundo uma ONG, foi elevado a 4,25 milhões de pessoas. Este valor, somado aos mais de 1,5 milhões de sírios que fugiram para o estrangeiro, significa que o conflito levou ao êxodo de mais de um quarto dos 22,5 milhões de sírios.

A Jordânia disse ter acolhido mais de 500.000 refugiados da Síria e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima que o número chegue a 1,2 milhões no final de 2013, o equivalente a um quinto da população da Jordânia.

O Líbano, por sua vez, abriga cerca de 400.000 sírios, segundo a ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório