Ainda se lembra dos vídeos de ‘America First, outro-país-qualquer second’? Pois bem, há mais um. Um bastante atual.
Depois de um programa holandês ter dado início ao fenómeno das mensagens para Trump, seguiram-se vários outros países, incluindo Portugal. A Suécia, no entanto, só chegou agora ao fenómeno, mas fê-lo numa altura apropriada, em que uma frase de Trump pôs a nação sueca nas ‘bocas do mundo’.
Tudo começou num comício do presidente norte-americano no último fim de semana, em que a dada altura se vira para a plateia e pergunta, um pouco exaltado: “viram o que se passou ontem à noite na Suécia?”. Ninguém percebeu lá muito bem a que se referia Trump, mas para os suecos, isso não importa.
A frase de Trump é sinal de que, depois dos EUA (o tal “America first”), é mesmo a Suécia quem surge em segundo lugar.
O vídeo dos suecos, que já vai a caminho das 10 milhões de visualizações só no Facebook, revela o que se passou na Suécia e que poderá ter chamado a atenção de Trump. As opções dividem-se entre falhas técnicas para um concerto e uma estrada cortada por causa do mau tempo.
Tratando-se da Suécia, o vídeo ainda permite algumas sugestões humorísticas a Trump, como conhecer o ‘deus Ibrahimovic’ ou comprar o muro que o presidente do EUA quer construir numa loja IKEA. Será um excelente negócio, isto caso Trump monte o muro ele próprio.