Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Tem 93 anos e é uma mestre em kung fu. Internet está rendida

Não queira desafiar a avó Zhang Hexian.

Tem 93 anos e é uma mestre em kung fu. Internet está rendida
Notícias ao Minuto

17:27 - 20/02/17 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Zhang Hexian

Não se deixe enganar por esta avó. Tem 93 anos, é de estatura baixa, mas está pronta para a luta a qualquer altura. A chinesa Zhang Hexian, que vive na província de Zhejiang, já pratica kung fu há 89 anos e tornou-se uma sensação online depois de partilhar várias fotografias a praticar a arte.

“Comecei quando tinha apenas quatro anos”, contou à CNN. “É uma tradição na minha família já há mais de 300 anos (…) Nasci em 1924 e nessa altura a China estava em guerra com outros países. Por isso, o Kung Fu era uma boa maneira de saber como me defender”, acrescentou.

Zhang pratica um tipo de kung fu proveniente da província de Fujian que ao todo engloba 15 estilos diferentes. Segundo a praticante, cada estilo tem 36 movimentos e demora cerca de três anos a aprender apenas um estilo. Contudo, assim como recordou, o mais difícil foi no início “pois ficava com os músculos bastante doridos”.

Apesar da sua idade avançada, Zhang acorda todos os dias às cinco da manhã para praticar. E é à modalidade que atribui o seu bom estado de saúde, frisando mesmo que nunca precisou de ir ao hospital.

“Para se ter um bom corpo, é preciso exercitá-lo e ter uma atitude positiva. É muito importante ajudar os outros sempre que é preciso também”, vincou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório