Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Órgãos estatais russos suspeitos de arquitetarem golpe em Montenegro

Um promotor de Montenegro afirmou hoje que alguns "órgãos estatais russos" estiveram envolvidos numa tentativa de golpe durante as eleições de outubro, com o objetivo de evitar a entrada deste país na NATO.

Órgãos estatais russos suspeitos de arquitetarem golpe em Montenegro
Notícias ao Minuto

23:09 - 19/02/17 por Lusa

Mundo NATO

A polícia montenegrina deteve um grupo de sérvios nacionalistas na véspera das eleições de 16 de outubro e dois russos suspeitos são procurados por alegadamente tentarem assassinar o primeiro-ministro, Milo Djukanovic.

As autoridades de Montenegro desde cedo que afirmaram que a conspiração foi orquestrada por "nacionalistas russos", mas o promotor especial Milivoje Katnic foi hoje mais longe, ao sugerir que as autoridades russas estavam envolvidas.

"Até agora temos tido provas de que foram estruturas russas nacionalistas que estiveram por trás, mas agora também sabemos que órgãos estatais russos estiveram envolvidos em determinado nível", disse Milivoje Katnic à imprensa local.

"Os órgãos do Estado russo devem investigar quais as entidades envolvidas e abrir um processo criminal sobre estes atos", adiantou.

Os comentários de Milivoje Katnic surgem no mesmo dia em que o jornal Sunday Telegraph refere que oficiais britânicos também acreditam que as autoridades russas estiveram por trás da alegada tentativa de golpe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório