Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Candidato do partido no poder mais votado para Presidência do Equador

O candidato do partido no poder à Presidência do Equador, Lenin Moreno, surge à frente na sondagem à boca das urnas divulgada , com 39,4% dos votos.

Candidato do partido no poder mais votado para Presidência do Equador
Notícias ao Minuto

22:36 - 19/02/17 por Lusa

Mundo Sondagens

O ex-banqueiro Guillermo Lasso, candidato da oposição centro-direita, será, de acordo com a mesma sondagem, realizada pelo canal de televisão Teleamazonas, o segundo candidato mais votado, com 30,5% dos votos.

Os cidadãos do Equador foram hoje chamados a escolher o sucessor do presidente Rafael Correa, impedido constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato, e ainda os 137 deputados da Assembleia Nacional e cinco representantes para o Parlamento Andino.

Um total de 12,8 milhões de eleitores optam entre o modelo socialista há dez anos no poder -- representado pelo ex-vice-Presidente Lenin Moreno (2007-2013) -- e uma oposição fragmentada em sete candidatos, mas convencida da possibilidade de governar caso haja uma segunda volta, o que, segundo a sondagem, acontecerá.

Para vencer as eleições à primeira volta seria necessária uma maioria absoluta dos votos (metade mais um) ou, pelo menos, 40% dos votos e uma diferença de dez pontos percentuais face ao segundo mais votado. Caso contrário, realiza-se uma segunda volta, prevista para 2 de abril.

Em simultâneo, decorreu também um referendo, promovido pelo Governo, que quer proibir que pessoas em cargos públicos tenham contas ou bens em paraísos fiscais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório