Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Houve um ataque na Suécia (há mais de um mês): De neo-nazis a refugiados

Presidente norte-americano mencionou um atentado terrorista na Suécia para explicar a sua política migratória contra refugiados. Acontece que, nesse mesmo atentado que referiu, quem protagonizou o ataque foram pessoas da extrema-direita e as vítimas os refugiados abrigados num centro de acolhimento.

Notícias ao Minuto

16:18 - 19/02/17 por João Oliveira

Mundo Comício

A América soube hoje, pela boca do seu Presidente, que houve recentemente um atentado terrorista na Suécia, algo que, de acordo com Trump, tinha os mesmos contornos que os ataques na Bélgica, França ou Alemanha.

Neste comício, que teve lugar em Melbourne, no estado da Florida, o magnata do imobiliário defendia as suas políticas migratórias, sustentando que os ataques anteriormente mencionados tinham sido protagonizados por refugiados ilegais, incluindo o da Suécia.

Acontece que, feita a primeira constatação de factos, nenhum órgão de comunicação social internacional encontrou qualquer informação sobre esse mesmo ataque no país nórdico. No entanto, o The Independent foi mais longe e descobriu que sim, de facto, houve um ataque de ódio naquele país no último mês, a 5 de janeiro.

Porém, quem protagonizou esse mesmo ataque não foram refugiados mas sim extremistas neo-nazis, que invadiram o Gothenburg Asylum, um centro de acolhimento de refugiados, e lá deixaram um explosivo caseiro que fez vários feridos, um deles que ficou inclusive em estado grave.

Feitas as investigações ao ataque, a polícia sueca apurou que os responsáveis pelo atentado eram membros do Movimento de Resistência Nórdico, um grupo que promove acções racistas e anti-semíticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório