Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Exército iraquiano anunciou a morte de cinco líderes do Estado Islâmico

O Exército iraquiano anunciou hoje a morte de cinco líderes do grupo radical Estado Islâmico (EI) em dois ataques aéreos em Mosul e a leste desta cidade, capital da província de Nínive, principal reduto da EI no Iraque.

Exército iraquiano anunciou a morte de cinco líderes do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

23:21 - 15/02/17 por Lusa

Mundo ISIS

Segundo o Centro de Informações do Comando de Operações Conjuntas do Iraque, um dos mortos, é o responsável pelos serviços secretos do EI em Nínive, identificado como Abu Maha.

Abu Maha morreu juntamente com Haqi Ismail Auid, também conhecido como Abu Ahmad, segundo o comunicado, que esclarece que os dois foram atacados por aviões da Coligação Internacional, quando viajavam de carro, na região de Al-Sharjah, a leste de Mossul.

O ataque foi lançado depois de informações recolhidas pelos serviços secretos iraquianos, segundo o Centro de Informações.

Três outros líderes do EI foram mortos no bombardeamento de uma concentração de membros deste grupo no bairro 17 de Tamuz, no oeste de Mosul, onde ainda resistem os extremistas, depois de terem perdido o controlo dos subúrbios orientais da cidade, a segunda maior do país.

O ataque matou três líderes, incluindo Ahmad Hamed Ibrahim, aliás Abu Auf para Moslaui, o governador de Mossul.

Neste ataque foi também morto Hamadi Ahmad Samaq, responsável pelo envio de dinheiro, e Abu Khaldun, da Arábia Saudita, e responsável por dar abrigo a membros da organização extremista, segundo o comunicado, citado pela agência noticiosa Efe.

As forças iraquianas, com o apoio da Coligação Internacional, estão a iniciar a marcha para o lançamento da terceira fase da batalha contra Mossul, que visa recuperar os bairros ocidentais da cidade Mosul, atravessada rio Tigre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório