Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Tribunal espanhol condena empresa por impedir uso do véu islâmico

Funcionária do aeroporto queixou-se judicialmente e agora o tribunal veio dar-lhe razão.

Tribunal espanhol condena empresa por impedir uso do véu islâmico
Notícias ao Minuto

10:37 - 14/02/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Palma de Maiorca

Um tribunal da ilha espanhola Palma de Maiorca saiu em defesa de uma trabalhadora que se queixou porque a empresa onde trabalha a proibiu de usar véu islâmico durante o exercício das suas funções, chegando, inclusive, a suspendê-la.

Segundo a noticia avançada pelo jornal El Pais, Ana Saidi trabalha no aeroporto de Palma de Maiorca no atendimento ao público e o tribunal acusou a empresa empregadora, a Acciona, de atentar contra a liberdade religiosa.

A empresa não só é obrigada a readmitir a funcionária e a permitir-lhe o uso do véu islâmico, como ainda terá que lhe devolver 4.491 euros respetivos aos salários que ficaram por pagar depois de ter sido suspensa. Mas não é tudo. O tribunal de Palma de Maiorca condenou ainda a Acciona a pagar uma indemnização de 7.892 euros por danos morais.

A empresa alegou que não se trata de uma questão de foro religioso, mas sim de normas internas da empresa que todos os funcionários são obrigados a cumprir, mas tal não foi suficiente para fazer a juíza mudar de ideias quanto à condenação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório