Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Encontramo-nos no tribunal". Trump promete bater-se contra suspensão

O Presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu na quinta-feira bater-se nos tribunais, depois de conhecida a confirmação da suspensão da sua ordem executiva sobre a imigração por um tribunal de recurso federal, instalado em San Francisco.

"Encontramo-nos no tribunal". Trump promete bater-se contra suspensão
Notícias ao Minuto

06:42 - 10/02/17 por Lusa

Mundo Imigração

Em mensagem divulgada através da rede social Twitter, toda escrita em maiúsculas, Trump escreveu: "ENCONTRAMO-NOS NO TRIBUNAL. A SEGURANÇA DA NOSSA NAÇÃO ESTÁ EM CAUSA!".

Um tribunal de apelo (recurso) norte-americano recusou a aplicação da ordem executiva do Presidente Donald Trump que proíbe a entrada nos EUA de viajantes provenientes de sete países de maioria muçulmana (Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen).

Em decisão unânime, o painel de três juízes do 9.º Tribunal do Circuito de Apelo, baseado em San Francisco, declinou bloquear a decisão de um tribunal de escalão inferior que suspendeu a interdição e autorizou a entrada nos EUA àqueles viajantes que estavam proibidos de o fazer.

Agora, é possível a apresentação de um recurso desta decisão ao Supremo Tribunal.

Mas um professor de Direito já disse que a "pergunta de um milhão de dólares" é saber se a presidência vai recorrer da decisão judicial para o Supremo.

É que neste momento, o supremo Tribunal só tem oito juízes, o que pode provocar um empate na decisão, deixando em vigor a decisão do tribunal de apelo.

Josh Blackman, professor no Colégio de Direito do Sul do Texas, em Houston, afirmou: "Há um risco claro em agir demasiado depressa. Mas este não é um tempo normal, e Donald Trump é demasiado impetuoso".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório