Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Ex-soldado chinês retido na Índia desde 1963 autorizado a visitar a China

Um ex-soldado chinês retido na Índia desde 1963 - quando foi preso na sequência do fim da guerra entre os dois países - foi autorizado a visitar a sua terra natal, mais de 50 anos depois.

Ex-soldado chinês retido na Índia desde 1963 autorizado a visitar a China
Notícias ao Minuto

18:23 - 09/02/17 por Lusa

Mundo Nova Deli

Uma fonte oficial indiana, citada pela agência de notícias espanhola EFE, anunciou hoje o ex-soldado chinês, Wang Qi, viajará em breve à sua terra natal, acompanhado pela sua família.

A insólita história do soldado chinês foi noticiada no mês passado na imprensa indiana e, desde então, o Ministério dos Negócios Estrangeiros tem vindo a trabalhar para "regularizar" a permanência de Wang Qi na Índia e para fornecer-lhe os documentos necessários para poder visitar os seus familiares chineses.

Pouco depois de terminar a guerra entre a Índia e a China (de outubro a novembro de 1962), Wang Qi cruzou a fronteira inadvertidamente e foi detido pelas forças armadas indianas, que o mantiveram retido durante seis anos.

Após a libertação, o antigo soldado chinês instalou-se numa aldeia no Estado indiano de Madhya Pradesh (centro do país), casou-se com uma indiana e começou uma nova família, sem que desde então tenha conseguido a autorização necessária para poder visitar o país onde nasceu.

De acordo com o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, os passaportes de Wang Qi e respetiva família - filho, filha, nora e neto - serão enviados ainda hoje, para que possam iniciar a sua viagem.

"Estamos a trabalhar com a Embaixada chinesa em Nova Deli e a Embaixada indiana em Pequim para termos a certeza de que todas as formalidades são cumpridas e todos os preparativos estão em marcha", afirmou o porta-voz, Vikas Swarup.

O conflito entre a China e a Índia durou pouco mais de um mês, terminando com a vitória das forças chinesas e iniciou uma longa rivalidade entre os dois gigantes asiáticos, alimentada pelo apoio chinês ao Paquistão, rival de Nova Deli.

O motivo principal da guerra foi a fronteira nos Himalaias, local de violentos confrontos fronteiriços desde a insurreição tibetana em 1959.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório