Meteorologia

  • 24 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Europa proibiu 2.278 produtos perigosos não alimentares

Os Estados-membros da União Europeia (UE) proibiram, em 2012, 2.278 produtos perigosos não alimentares, através do sistema de troca rápida de informação (Rapex), mais 26% do que em 2011, divulgou hoje a Comissão Europeia.

Europa proibiu 2.278 produtos perigosos não alimentares

A Hungria foi o país que fez mais notificações (294), seguindo-se a Bulgária (271), a Espanha (199) e a Alemanha (167), segundo os dados apresentados.

Em Portugal foram identificados e proibidos 49 produtos perigosos não alimentares, o que representa 3% do total da UE.

Em 2012, o vestuário, os têxteis e os artigos de moda (34%), seguidos dos brinquedos (19%), foram as principais categorias de produtos notificados.

Entre os perigos mais frequentemente identificados nestes produtos contam-se os riscos químicos, o risco de estrangulamento e o risco de lesões.

Em relação ao vestuário, por exemplo, os riscos de lesões e de estrangulamento são muitas vezes identificados nos fatos de banho para criança com cordões e cordões deslizantes.

A China ainda representa o principal país de origem identificado no sistema de alerta.

No ano passado, 58% do número total de notificações relativas a produtos que apresentam um risco grave correspondiam a produtos provenientes da China.

Bruxelas indicou estar a trabalhar a nível bilateral com a China sobre o intercâmbio de informações entre as autoridades, estando previsto o lançamento de uma série de vídeos dirigidos aos fabricantes chineses e aos importadores europeus, fornecendo informações sobre a segurança dos produtos.

“Graças ao reforço da cooperação na UE, os consumidores podem contar com uma maior segurança no mercado interno”, disse o comissário europeu para a Saúde e a Defesa do Consumidor.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório