Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Igreja da Bélgica recebeu mais de 300 queixas de abusos sexuais

A Igreja Católica da Bélgica comunicou hoje ter recebido em 2012 mais de três centenas de queixas de abusos sexuais de menores cometidos por padres.

Igreja da Bélgica recebeu mais de 300 queixas de abusos sexuais
Notícias ao Minuto

20:59 - 15/05/13 por Lusa

Mundo 2012

Três quartos dos 307 processos abertos na sequência daquelas denúncias dizem respeito à região da Flandres, zona flamenga e predominantemente católica, situada no norte da Bélgica.

Dos processos abertos, 46 foram reencaminhados para processos de mediação, no ano passado.

Três quartos dos queixosos são homens e na grande maioria já são adultos, tendo feito as denúncias apenas quando começaram a ser conhecidos casos semelhantes, reclamando agora uma compensação da Igreja.

Na Bélgica, tudo começou em abril de 2010, quando se soube que o bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, tinha abusado de um sobrinho de 13 anos. O bispo decidiu retirar-se da Igreja, abrindo uma caixa de Pandora de denúncias.

Um dos relatórios redigido entretanto revelou quase 500 casos de abusos em instituições católicas desde a década de 1950.

Em setembro de 2011, cerca de 70 alegadas vítimas juntaram-se numa acusação legal conjunta contra a Igreja Católica belga e a Santa Sé, a primeira queixa apresentada na Europa envolvendo diretamente o Vaticano.

O escândalo de abusos sexuais de menores por padres católicos estendeu-se a outros países, como Estados Unidos, Irlanda, Alemanha e Áustria.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório