Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 19º

Estados Unidos recuaram e já só são "democracia imperfeita"

Os Estados Unidos recuaram no nível de classificação e são agora uma "democracia imperfeita", de acordo com índice anual de avaliação da democracia do centro de reflexão britânico The Economist Intelligence Unit (EIU).

Estados Unidos recuaram e já só são "democracia imperfeita"
Notícias ao Minuto

20:06 - 25/01/17 por Lusa

Mundo Reflexão

"Os Estados Unidos, porta-estandarte da democracia no mundo inteiro, são agora uma 'democracia imperfeita' devido à diminuição da confiança da população no funcionamento das suas instituições", refere o estudo do EIU, que avalia 167 países.

O centro de reflexão, que pertence ao mesmo grupo da revista The Economist, considera que a desconfiança em relação às instituições norte-americanas tem aumentado nos últimos anos, assinalando que o Presidente Donald Trump, na sua campanha eleitoral, soube explorar a avaliação negativa que os eleitores norte-americanos fazem do governo.

O aumento das desigualdades, os bloqueios no Congresso -- que dificultam o funcionamento da democracia norte-americana -, a crise financeira e os encerramentos parciais das administrações federais explicam, segundo o EIU, o crescimento da desconfiança em relação às instituições.

O 'think tank' considera que a eleição de Donald Trump para a Casa Branca e o voto dos britânicos pela saída da União Europeia são ambos expressão de uma profunda insatisfação em relação ao sistema atual.

Estes votos de rejeição da estrutura social existente são uma consequência das fragilidades democráticas e não uma causa, sublinha.

O índice classifica 19 países como "democracias" plenas, entre os quais o Canadá, a Austrália, a Alemanha e os países escandinavos.

Seguem-se 57 países classificados como "democracias imperfeitas", como a Índia, a França, o Japão ou a África do Sul, e depois os "regimes híbridos" (40 países) e os "regimes autoritários" (51 países).

Os Estados Unidos aparecem na 21.ª posição, atrás do Reino Unido (16.ª), mas à frente da França (24.ª).

A Rússia aparece na posição 134 e a China na 136. A Coreia do Norte é o último país da lista, atrás da Síria, Chade, República Centro Africana e Guiné Equatorial, que integra a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório