Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Avalanche: Como sobreviveram as crianças nos escombros? Nutella ajudou

Crianças entre os seis e nove anos ficaram sozinhas no escuro, mas encontraram garrafas de água e Nutella.

Avalanche: Como sobreviveram as crianças nos escombros? Nutella ajudou
Notícias ao Minuto

17:29 - 22/01/17 por Carolina Rico

Mundo Itália

Ludovica, de seis anos, Edoardo, de nove, e Samuel, de sete, estão entre os 11 sobreviventes da avalanche que atingiu o hotel Rigopiano, em Farindola, Itália, na última quarta-feira.

Foram retirados dos escombros entre sexta-feira e sábado, tendo passado dias sozinhas nos escombros sob a neve. Conta o The Telegraph que as três crianças estavam na sala onde foram encontradas porque, apesar de não serem da mesma família, tinham ido jogar bilhar.

Os pais estariam na sala ao lado, junto à entrada do hotel, onde estavam já de malas feitas, a fazer o check out, precisamente por recear uma avalanche após os sismos que atingiram o centro de Itália.

Estavam apenas à espera de que limpa-neves chegassem para desimpedir a estrada, mas os veículos nunca foram enviados para o local (está aberta uma investigação para apurar o porquê).

Quando a avalanche atingiu o hotel Ludovica, Eduardo e Samuel viram-se sozinhos entre paredes que colapsaram, mas conseguiam ouvir a mãe da menina.

Encontraram garrafas de água e porções individuais de Nutella. Quando foram retirados da neve tinham ainda tinham a cara suja com o creme de avelãs e um deles pediu desculpa por também ter sujado a mesa de bilhar.

Apesar de não terem aquecimento nem estarem muito agasalhados, sem luvas gorro ou casacos, a neve isolou o espaço do frio e vento criando um efeito iglu.

Todas estão bem. Não correm risco de vida nem parecem estar em estado de choque, apesar de confusos. Fonte do hospital diz que nenhum deles se lembra claramente do que aconteceu.

A primeira coisa que Ludovica perguntou às equipas de socorro foi se lhe podiam dar as bolachas que guardara na mochila para comer durante a viagem de regresso a casa. Já Edoardo admirou-se com a muita neve que viu e perguntou se podia esquiar.

Ludovica reencontrou a família no hospital. O pai escapou à avalanche porque tinha ido ao carro. A mãe e o irmão foram os primeiros sobreviventes a ser retirados dos escombros, já quando se pensava que todos teriam morrido.

A mãe de Edoardo morreu, assim como outras quatro pessoas já encontradas sem vida. Há ainda 23 adultos desaparecidos, incluindo os pais de Samuel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório