Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Trump é o 45.º presidente dos EUA e "o povo voltou a ser quem manda"

Chegou o dia. O multimilionário Donald Trump prestou, em Washington, o juramento como 45.º Presidente dos EUA. O Notícias ao Minuto acompanhou a cerimónia de tomada de posse até ao discurso do Presidente e do hino cantado pela jovem Jackie Evancho.

Trump é o 45.º presidente dos EUA e "o povo voltou a ser quem manda"
Notícias ao Minuto

16:31 - 20/01/17 por Inês Figueiredo com Lusa

Mundo Estados Unidos

17h28: A cerimónia que consagrou Donald Trump como o 45.º presidente dos Estados Unidos da América, no dia 20 de janeiro de 2017, chegou ao fim.

17h26: Hino nacional norte-americano foi cantado por Jackie Evancho no encerramento da cerimónia.

17h17: O novo presidente dos Estados Unidos faz ainda outras promessa: "O orgulho nacional irá guiar-nos". "A todos os americanos, em todas as cidades, de montanha a montanha, de costa a costa, ficam estas palavras: Nunca voltarão a ser ignorados. A vossa voz, a vossa esperança e os vossos sonhos irão definir o nosso destino. Juntos faremos com que a América seja mais forte outra vez, rica de novo, orgulhosa de novo, segura de novo e, sim, juntos tornaremos a América melhor outra vez". 

17h16: Donald Trump promete "erradicar completamente o terrorismo da face da Terra".

17h10: "20 de janeiro de 2017 será lembrado como o dia em que o povo voltou a ser quem manda neste país. Os homens e mulheres esquecidos não voltarão a ser esquecidos", garantiu o novo presidente.

17h07: "A cerimónia de hoje tem um significado muito especial porque não estamos a fazer uma transferência de poder de uma administração para a outra, ou de um partido para o outro, estamos a transferir poder de Washington e a devolvê-lo a vós, o povo", referiu. 

17h05: O presidente agradeceu aos Obama pela transição de poder "amável". "Foram magníficos".

Notícias ao Minuto

17h02: Donald Trump discursa agora para o país, prometendo que haverá um "esforço nacional para reconstruir" os Estados Unidos e "restaurar a prosperidade para todo o povo". "Juntos iremos decidir o caminho da América e do mundo, por muitos anos", começou por dizer, referindo que haverá "desafios e dificuldades" mas que será possível e que a tarefa será conseguida.

16h59: Toma posse Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos fez o juramento com duas bíblias, uma delas da sua infância.

16h55: Ouve-se America the Beautiful vozes do coro de Mormon Tabernacle. 

16h53: Mike Pence faz o juramento perante o povo americano e o mundo. É a tomada de posse do vice-presidente dos Estados Unidos.

Notícias ao Minuto

16h45: O coro da Universidade do Missouri cantou na cerimónia. Recorde-se que houve grandes nomes da música norte-americana que recusaram estar presentes. 

16h40: Roy Blunt, senador e responsável pela organização da tomada de posse, citou alguns dos antigos presidentes norte-americanos no discurso que deu início à cerimónia que dará posse a Trump. 

16h32: Donald Trump chega à tribuna onde vai decorrer o juramento e junta-se a todos aqueles que estão no local.

16h07: Filhos de Donald Trump acabam de entrar na tributa do juramento.

16h04: Presidente eleito e Obama chegaram ao Capitólio, onde vai ser assinado o juramento por parte de Trump e Mike Pence.

15h53: Hillary Clinton, a candidata derrotada por Donald Trump, está no Capitólio como antiga primeira-dama e deixou uma mensagem no Twitter.

15h50: Trump e Obama irão agora fazer uma viagem curta até ao Capitólio. Seguem no mesmo carro, acompanhados por Melania e Michelle.

15h48: Melania Trump e Michelle Obama já estão prontas a sair da Casa Branca. Aguardam Donald Trump e Barack Obama.

Notícias ao Minuto

15h45: Barack Obama está de despedida e site oficial da Casa Branca mudou a sua foto de abertura. 'Yes, we did. Yes, we can'.

Notícias ao Minuto

15h39: Protestos em Washington obrigam as autoridades a intervir. Manifestantes são contra a eleição do novo presidente dos Estados Unidos. 

15h20: Bill e Hillary Clinton chegaram ao Capitólio para assistir à tomada de posse.

Notícias ao Minuto

14h53: George W Bush chegou ao Capitólio acompanhado pela mulher.

Notícias ao Minuto

14h40: Donald e Melania Trump chegaram à Casa Branca, onde foram recebidos por Barack e Michelle Obama. Antes, tinha chegado Mike Pence, que foi recebido pelo vice-presidente cessante, Joe Biden. Momentos antes deste encontro, Obama entrou pela última vez na Sala Oval, o gabinete presidencial.

Notícias ao Minuto

14h39: No dia da despedida, Barack Obama deixou um agradecimento aos americanos.

Aos 70 anos, Donald Trump assume esta sexta-feira (dia 20 de janeiro) os comandos da maior economia do mundo, numa cerimónia pública na escadaria do Capitólio, em Washington. O multimilionário é o 45.º Presidente dos EUA e o mais velho a assumir o cargo.

Ao meio-dia em Washington (17h00 em Lisboa), Trump prestará juramento sob duas Bíblias - uma sua que guarda desde criança, outra que pertenceu ao presidente Abraham Lincoln - e sob o olhar atento de uma multidão dividida entre o fervor dos apoiantes e os receios dos críticos.

Fontes oficiais anteveem que entre 800 mil a 900 mil pessoas estejam presentes na cerimónia, nos festejos associados ou nas várias ações de protesto previstas.

Notícias ao Minuto

Sobre o discurso que proferirá, um porta-voz de Trump revelou que será “uma declaração muito pessoal e sincera sobre a sua visão para o país”, na qual irá abordar “o que significa ser americano”, os desafios que enfrenta o povo americano, em particular a classe média.

Destaque também para a ausência já confirmada de várias dezenas de congressistas democratas na cerimónia de tomada de posse, cujo início está previsto para 9h30 locais (14h30 em Lisboa). Confirmadas estão as presenças dos antigos Presidentes e das respetivas primeiras-damas.

Notícias ao Minuto

Saliente-se que Donald Trump é o Presidente eleito mais impopular em 40 anos, com apenas 40% de opiniões favoráveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório