Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"Espero que Trump contribua para que EUA sejam referência de democracia"

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, disse hoje esperar que Donald Trump, que hoje toma posse como 45.º Presidente norte-americano, contribua para que os Estados Unidos sejam referência da democracia e liberdade.

"Espero que Trump contribua para que EUA sejam referência de democracia"
Notícias ao Minuto

13:18 - 20/01/17 por Lusa

Mundo Carlos Fonseca

"Espero [de Donald Trump] o que espero de qualquer outro Presidente, que tenha sucesso como mais alto magistrado da grande nação americana, que contribua para que a América seja uma referência da democracia e de valores como a liberdade", disse Jorge Carlos Fonseca.

O chefe de Estado cabo-verdiano, que falava aos jornalistas, na cidade da Praia, à margem da cerimónia de homenagem a Amílcar Cabral e aos heróis da independência de Cabo Verde, sublinhou a amizade que une os dois países e lembrou a comunidade cabo-verdiana residente nos Estados Unidos.

"Sendo nós um país tradicionalmente amigo dos Estados Unidos da América, onde temos a mais vasta comunidade emigrada, espero que possamos trabalhar em conjunto para o bem da comunidade e para que as relações de cooperação entre Cabo Verde e os Estados Unidos permaneçam e, se possível, sejam reforçadas", disse.

O multimilionário Donald Trump toma hoje posse como 45.º Presidente dos Estados Unidos numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington, tornando-se, aos 70 anos, no homem mais velho a iniciar um mandato na Casa Branca.

Ao meio-dia de Washington (17:00 em Lisboa), Trump prestará juramento como Presidente dos Estados Unidos, sob o olhar atento de uma multidão dividida entre o fervor dos apoiantes e os receios dos críticos.

Fontes oficiais anteveem que entre 800 mil e 900 mil pessoas estarão em Washington a assistir à cerimónia, aos festejos associados ou a participar em várias ações de protesto previstas.

A cerimónia vai condicionar a capital federal no âmbito da circulação de pessoas, carros e transportes públicos.

Cerca de 28.000 elementos das forças de segurança estão destacados.

Confirmada está a ausência de várias dezenas de congressistas democratas na cerimónia de tomada de posse, cujo início está previsto para 09:30 locais (14:30 em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório