Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Alemanha quer dar dupla nacionalidade a estrangeiros qualificados

O ministro da Economia alemão, Philipp Rösler, está a estudar oferecer a dupla nacionalidade aos profissionais qualificados estrangeiros para tornar mais atractiva a sua migração para a Alemanha, informa esta segunda-feira o diário económico Handelsblatt.

Alemanha quer dar dupla nacionalidade a estrangeiros qualificados
Notícias ao Minuto

11:36 - 13/05/13 por Lusa

Mundo Governo

O ministro, que faz a proposta na véspera da segunda Cimeira Demográfica alemã, considera que a primeira economia da Europa deve articular uma "verdadeira cultura de boas-vindas" que facilite a chegada de capital humano.

Um elemento fundamental nesta estratégia é "a oferta da dupla nacionalidade", que o país deveria "permitir", disse Rösler ao jornal alemão.

"Para a Alemanha, como para muitos outros países, a crescente necessidade de pessoal qualificado bom é um desafio", acrescentou o ministro, que é também o líder do Partido Liberal Alemão (FDP), que toma como referente o modelo canadiano de fomento à imigração.

Rösler sublinhou que a Alemanha precisa de pessoal qualificado para se manter "competitiva e inovadora".

O Governo alemão diz há anos que necessita de dezenas de milhares de profissionais, sobretudo engenheiros e informáticos, para manter o seu nível de crescimento e a sua relevância económica global.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório