Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Já há sobreviventes no hospital. Mais pessoas vivas, incluindo crianças

Foram encontradas esta manhã seis pessoas vivas debaixo da neve no hotel soterrado em Farindola. O número viria a ser atualizado para oito, mas, já ao início da tarde, as equipas de resgate informaram que essas duas pessoas tinham deixado de lhes responder.

Já há sobreviventes no hospital. Mais pessoas vivas, incluindo crianças
Notícias ao Minuto

11:47 - 20/01/17 por Carolina Rico

Mundo Hotel

Duas pessoas, mãe e filho, já foram retiradas dos escombros no hotel Rigopiano e transportadas para o hospital de helicóptero. Veio já a confirmar-se serem mãe e filho. Ao todo, seis pessoas foram localizadas com vida nos escombros do hotel soterrado em Farindola, entre elas três crianças.

De acordo com um correspondente da AFP em Itália, haverá ainda indícios a dar conta de um outro grupo de sobreviventes, composto por cinco pessoas. Isto porque os bombeiros terão ouvido mais vozes a ecoar do meio dos escombros. Porém, esta informação não foi ainda confirmada.

Já segundo relata a Rai News, num primeiro momento foram encontrados seis sobreviventes e posteriormente mais duas pessoas com vida, o que elevaria o número de sobreviventes para oito. No entanto, poucas horas depois, essas mesmas pessoas deixariam de responder às solicitações dos bombeiros. O número oficial de sobreviventes foi então corrigido para seis, mas a confirmar-se a existência de um segundo grupo, elevar-se-á para 11.

Os sobreviventes, saliente-se, foram localizados na zona da cozinha do hotel pelas equipas de resgate depois das 11 horas locais (10h00 em Lisboa).

As equipas de resgate trabalharam durante toda a noite e madrugada para tentar encontrar os desaparecidos, tendo retirado do hotel três cadáveres e localizado um quarto.

Além dos sobreviventes agora encontrados, foram resgatados inicialmente dois homens que estavam no exterior do hotel no momento em que a avalanche o atingiu, Giampiero Parete e Fabio Salzetta.

A mulher e o menino cujo resgate foi captado em vídeo são esposa e filho de Giampiero, que apenas escapou à avalanche porque tinha saído do hotel por momentos, para ir ao carro buscar um comprimido para a mulher que estava com dor de cabeça.

Não se sabe ao certo quantas pessoas estavam no interior do edifício de três andares quando este acabou completamente soterrado pela avalanche.

Há relatos de entre 27 a 34 pessoas, pelo menos 20 turistas, incluindo crianças, e sete funcionários.

Entretanto, foi aberto um inquérito para tentar perceber por que razão o hotel não foi evacuado mais cedo.

A avalanche na montanha de Gran Sasso ocorreu depois de quatro sismos com magnitude superior a 5 graus na escala de Richter terem abalado esta região no centro de Itália.

Os hóspedes ja tinham pago e estavam de malas feitas, prontos para abandonar o hotel, mas estavam à espera de que os limpa-neves removessem a muita neve que cobria as estradas de acesso, em vão. Os veículos nunca foram enviados para o local.

[Notícia atualizada às 15h37]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório