Josephine, a avó do famoso gorila Harambe, morreu aos 49 anos no Jardim Zoológico de Miami, após lhe ser administrada eutanásia. A matriarca sofria de vários problemas de saúde há anos, de acordo com declarações do porta-voz do zoo ao Miami Herald.
Os tratadores indicaram que a difícil decisão foi tomada quando, na quarta-feira, Josephine quase nem conseguia agarrar a sua guloseima preferida.
O animal nasceu em 1967 e foi levado para Miami em 1983. Em 1984 deu à luz ao primeiro gorila nascido no zoo, Moja, o pai de Harambe e outros gorilas.
Harambe, recorde-se, foi o gorila que acabou abatido por tratadores no Jardim Zoológico de Cincinatti, em maio de 2016, quando um menino de 3 anos caiu na sua jaula.
Na altura, as autoridades justificaram ao público a decisão de abater Harambe com receio de que o símio pudesse ferir ou matar a criança. O caso viria a ganhar contornos sem precedentes. Vários ativistas e defensores dos direitos dos animais protestaram contra a decisão do jardim zoológico.