Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

França quer acelerar acordos de Paris sobre alterações climáticas

A França pediu hoje aos membros da União Europeia para aplicarem mais depressa o acordo de Paris contra o aquecimento global, na véspera de Donald Trump, cético das alterações climáticas, tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

França quer acelerar acordos de Paris sobre alterações climáticas
Notícias ao Minuto

14:59 - 19/01/17 por Lusa

Mundo União Europeia

Numa carta enviada aos seus homólogos dos países da União e ao comissário europeu da Pesca, Meio Ambiente e Assuntos Marítimos, Karmenu Vella, a ministra francesa da Ecologia propôs "orientações ambiciosas" para a aplicação efetiva do acordo, subscrito por quase duzentos países em dezembro de 2015.

Segoléne Royal pretende "avançar rapidamente" para decisões, recordando que em novembro passado se acordou na cimeira de Marraquexe que vinte países teriam que o fazer até 2018, mas defendendo que se possa chegar a algo concreto ainda este ano.

Donald Trump já ameaçou retirar os Estados Unidos do acordo que foi adotado por 195 países, comprometidos em manter o aquecimento do planeta abaixo dos 02 graus centígrados.

A fiscalização de cinco em cinco anos das metas a atingir deve ser feita com base em "exigências comuns" dos subscritores, com regras "credíveis e compreensíveis".

A ministra francesa para o ambiente defendeu ainda como essenciais "a confiança mútua" entre os países e a "credibilidade do acordo para a sociedade civil".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório