Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Itália pede esforços redobrados para chegar a pessoas isoladas pela neve

O primeiro-ministro de Itália, Paolo Gentiloni, pediu hoje às autoridades que redobrem esforços para chegar às pessoas isoladas pela neve, depois de críticas à atuação dos serviços de socorro.

Itália pede esforços redobrados para chegar a pessoas isoladas pela neve
Notícias ao Minuto

12:59 - 19/01/17 por Lusa

Mundo Avalanche

"Peço a todos que, na medida do possível, multipliquem os seus esforços. Peço aos políticos que mostrem sobriedade em respeito pela dificuldade da situação e pelo empenho das equipas civis e militares envolvidas" nas operações de socorro.

Gentiloni disse à imprensa que a prioridade é chegar às aldeias e lugares isolados pela neve e abalados por quatro poderosos tremores de terra na quarta-feira.

Os habitantes queixam-se há dias de não ter eletricidade devido ao que Gentiloni chamou de "queda de neve recorde".

As críticas também visaram o tempo que as equipas de socorro demoraram a chegar a um hotel de Farindola (centro), soterrado por uma avalancha que deixou 30 pessoas desaparecidas.

O presidente da Proteção Civil italiana, Fabrizio Curcio, já tinha recusado as críticas, afirmando que as autoridades se confrontam com "dois acontecimentos excecionais que, mesmo separados, criariam grandes dificuldades na resposta".

Quanto à intensa queda de neve, Curcio disse que as equipas estão a aconselhar as pessoas "a manterem-se em casa, se estão em segurança", e, "no caso das zonas atingidas por sismos, saírem de casa". "Conciliar estes dois aspetos é extremamente complicado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório