Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos 10 autocarros incendiados perto de prisão no Brasil

Pelo menos dez autocarros foram incendiados quarta-feira em Natal, no Estado brasileiro de Rio Grande do Norte, onde a pouco quilómetros se realizou a transferência de 200 presos que estavam amotinados desde domingo.

Pelo menos 10 autocarros incendiados perto de prisão no Brasil
Notícias ao Minuto

06:18 - 19/01/17 por Lusa

Mundo Natal

As autoridades estatais investigam se os veículos queimados têm relação com o motim ou são uma resposta à transferência dos presos da Penitenciária Estatal de Alcaçuz, em Nisia Floresta, cidade da região metropolitana de Natal, segundo a Polícia Militar.

O Governo de Rio Grande do Norte transferiu hoje cerca de 200 presos alegadamente ligados à fação do Sindicato do Crime (SDC) numa operação em que participaram agentes do Batalhão de Operações Especiais e da polícia choque.

Com esta ação, as autoridades esperam retomar o controlo do estabelecimento prisional, onde desde domingo os prisioneiros vivem amotinado e se viram apoiantes do grupo Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior fação do país, e do Sindicato do Crime.

Enquanto as autoridades procediam à transferência de prisioneiros, pessoas encapuzadas incendiavam autocarros de transporte público e um veículo do Governo estatal nas ruas de Natal e em várias regiões metropolitanas.

Desde o início do ano, mais de 130 presos foram brutalmente assassinados no interior de diferentes estabelecimentos prisionais de Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte em confrontos entre grupos rivais, que se juntam aos habituais problemas de excesso populacional nas prisões e das péssimas condições do sistema penitenciário do Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório