Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Autor de atentado em Istambul planeava ataque maior

O autor confesso do atentado perpetrado numa discoteca na noite de passagem de ano em Istambul declarou que o plano inicial era cometer um massacre na praça Taksim, no centro da cidade turca, informa hoje o jornal Hürriyet.

Autor de atentado em Istambul planeava ataque maior
Notícias ao Minuto

07:50 - 18/01/17 por Lusa

Mundo Turquia

Abdulkadir Masharipov confessou o crime e afirmou que não pôde concretizar o plano inicial por causa das fortes medidas de segurança previstas para a noite de passagem de ano.

Masharipov declarou que "um emir do Estado Islâmico" na cidade síria de Raqa lhe deu ordem para que levasse a cabo um massacre no fim de ano no centro de Istambul.

"Fui a Taksim, mas havia muitas medidas de segurança. Contactei a pessoa que me deu a ordem novamente. Disse-me que procurasse um novo alvo na região. Fui para a costa de táxi. [A discoteca] Reina pareceu adequada. Perguntei à pessoa de Raqa e [ela] aceitou", disse Masharipov à polícia turca.

Após receber a referida ordem, foi até ao bairro de Zeytinburnu, onde conseguiu uma arma, a qual usou no atentado no clube Reina que vitimou 39 pessoas.

Desde o ataque da noite de passagem de ano, a polícia turca deteve 20 presumíveis membros do autoproclamado Estado Islâmico, que reivindicou a autoria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório