Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Sandálias com cara de Gandhi causam indignação ao povo indiano

Tanto o governo como o povo indiano sentiram-se insultados pela Amazon por esta permitir a "indiferença" em relação aos símbolos indianos. Produto foi retirado da plataforma de vendas no domingo.

Sandálias com cara de Gandhi causam indignação ao povo indiano
Notícias ao Minuto

15:39 - 16/01/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Amazon

Umas sandálias com o rosto icónico da independência indiana, Mahatama Gandhi, indignaram o governo e o povo indiano. O produto, que estava a ser vendido pela Amazon, teve de ser retirado do mercado no país depois de um pedido expresso do governo que exigiu igualmente um pedido de desculpas da parte da empresa.

Para a ministra das Relações Exteriores, Sushma Swaraj, usar a imagem de Gadhi é um insulto à bandeira nacional indiana e deixou no ar possíveis ações contra a multinacional.

Também o secretário dos Assuntos Económicos do governo indiano, Shaktikanta Das, deixou uma advertência nas redes sociais dizendo que a Amazon deveria "assumir as consequências" da sua "indiferença aos símbolos indianos".

Ora, apesar da exigência do governo indiano ter acontecido na passada quarta-feira, segundo relata a BBC, os chinelos ainda estiveram à venda no site até domingo, tendo sido retirados só nesse dia. Isto depois de no sábado terem sido dadas instruções ao embaixador indiano em Washington para comunicar diretamente à empresa que, embora esta seja uma plataforma de terceiros, "deve respeitar as sensibilidades e sentimentos indianos". 

Muitos indianos também reagiram com indignação ao ver a cara de Gandhi estampada nuns chinelos. "Que vergonha! Não insultem o pai da nossa nação, é um orgulho nosso. por favor, tirem isto de venda o mais rápido possível, vou reportá-lo ao governo da Índia", lê-se num dos comentários.

Noutro, lê-se: "Amazon, por favor, eliminem este vendedor (e tomem ações contra ele) por incitar ao ódio e ferir os sentimentos do povo da Índia e dos seus seguidores em todo o mundo". A Amazon não fez ainda qualquer comentário acerca desta polémica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório