Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Síria: Grupos rebeldes anunciam participação nas negociações de Astana

Vários grupos rebeldes sírios decidiram participar nas negociações previstas para a próxima semana no Cazaquistão para tentar acabar com a guerra civil que devasta a Síria há quase seis anos, anunciaram hoje rebeldes à agência France Presse.

Síria: Grupos rebeldes anunciam participação nas negociações de Astana
Notícias ao Minuto

12:33 - 16/01/17 por Lusa

Mundo Guerra

"Todos os grupos rebeldes lá vão. Todos concordaram", afirmou Mohammad Allouch, um dirigente do grupo rebelde Jaich al-Islam (Exército do Islão), implantado sobretudo nos subúrbios de Damasco.

"Astana inscreve-se num processo para acabar com o derramamento de sangue realizado pelo regime e seus aliados. Queremos acabar com os seus crimes", adiantou.

A reunião em Astana, que deve começar a 23 de janeiro, é patrocinada pela Rússia, aliada do regime de Bashar al-Assad, e pela Turquia, que apoia grupos rebeldes.

Ahmad al-Othman, da fação Sultan Mourad, implantada no norte da Síria, também disse à AFP que "os grupos rebeldes decidiram ir às negociações".

Oussama Zabou Zeid, conselheiro jurídico das fações rebeldes, explicou à AFP que o que levou os insurgentes a concordarem com Astana foi o facto de o "tema exclusivo das negociações ser reforçar o cessar-fogo, apesar de todas as violações das tréguas à volta de Damasco cometidas pelas milícias iranianas aliadas do regime".

"Portanto, a delegação (rebelde) será puramente militar com apoio de uma equipa técnica em matéria política e legal", adiantou.

Há uma semana, o presidente sírio declarou-se "otimista" em relação às negociações, afirmando estar pronto para negociar com uma centena de grupos rebeldes, indicou à AFP um deputado francês que esteve com Assad em Damasco.

Segundo este deputado, Thierry Mariani, o chefe de Estado sírio declarou "contar muito" com a reunião de Astana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório