Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

É a nação mais pequena do mundo mas há milhares a quererem lá morar

Panorama político atual tem feito com que muitos estejam a requerer cidadania em Sealand, uma plataforma do tamanho de dois campos de ténis.

É a nação mais pequena do mundo mas há milhares a quererem lá morar
Notícias ao Minuto

11:41 - 16/01/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Sealand

Sealand é um forte da Segunda Guerra Mundial localizado a sudeste de Inglaterra e é considerada a autoproclamada nação mais pequena do mundo (é do tamanho de dois campos de ténis).

Por incrível que pareça, aquilo que é apenas uma plataforma, tem recebido milhares de pedidos de cidadania, no rescaldo do Brexit e da eleição de Trump, conforme dá conta o Daily Mail.

Neste momento, são apenas dois os moradores de Sealand que foi declarado um Estado soberano em 1967 pelo Major Roy Bates, pai do atual governador da plataforma, Prince Michael.

Apesar da sua reduzida dimensão, Sealand tem moeda (cunhada em 1974), hino, bandeira, constituição e até equipa de futebol. Michael acredita que a demasiada procura por um 'lugar ao sol' em Sealand é uma forma de os cidadãos demonstrarem o seu descontentamento em relação aos últimos desenvolvimentos políticos no Reino Unido e nos Estados Unidos.

O pico de população em Sealand atingiu os 50 habitantes, com vários passaportes emitidos. Depois do 11 de setembro, por razões de segurança, nunca mais foram emitidos passaportes. Algo que Michael espera que se altere entretanto. Mas nunca para albergar os milhares que têm pedido para ali morar, tendo em conta a dimensão do espaço...

Recomendados para si

;
Campo obrigatório