Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Berlim diz que declarações de Trump sobre a NATO são preocupantes

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão Frank-Walter Steinmeier disse hoje que existe "preocupação" sobre as posições do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que a NATO é uma organização obsoleta.

Berlim diz que declarações de Trump sobre a NATO são preocupantes
Notícias ao Minuto

10:47 - 16/01/17 por Lusa

Mundo Ministro

Steinmeir, que participa na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Bruxelas, disse que se encontrou hoje com o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.

"As declarações do presidente eleito (Donald Trump) foram recebidas com preocupação", adiantou o chefe da diplomacia de Berlim.

"As declarações contradizem as afirmações do responsável pela Defesa dos Estados Unidos", acrescentou Steinmeir referindo-se ao encontro mantido na semana passada com a Administração norte-americana, em Washington.

As declarações de Donald Trump, após a publicação de várias entrevistas a jornais europeus no domingo, foram interpretadas como uma aproximação ao presidente russo, Vladimir Putin.

Ao mesmo tempo, Trump voltou a criticar a Aliança Atlântica.

"Já disse há muito tempo que a NATO tem problemas", disse o presidente eleito dos Estados Unidos numa entrevista publicada no The Times, no Reino Unido, e no Bild, na Alemanha.

"Em primeiro lugar, (a NATO) é obsoleta porque foi delineada há muitos anos. Em segundo lugar, os países não estão a desempenhar o papel que devem cumprir", disse Trump nas entrevistas publicadas no domingo.

Steinmeir acrescentou que os comentários de Trump surpreenderam os ministros dos Negócios Estrangeiros que se reúnem hoje em Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório