Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Bolívia exportará 'mate' de coca para a Venezuela e quer chegar à Europa

O Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou hoje que vai iniciar a exportação legal de 'mate' e derivados da coca para a Venezuela, para o Equador e para a Bolívia e prevê exportar também para a Europa.

Bolívia exportará 'mate' de coca para a Venezuela e quer chegar à Europa
Notícias ao Minuto

06:24 - 14/01/17 por Lusa

Mundo Evo Morales

"Assinámos um acordo para exportar 'mate' de coca, derivados de coca, com fins benéficos para a humanidade para o Equador e vamos exportar para a Venezuela, para o Paraguai e temos também planos para exportar para a Europa", disse, durante uma conferência de imprensa em La Paz.

O 'mate' é uma bebida social de vários países da América Latina, que se coloca num recipiente especial e se toma com uma palhinha, sendo tomado em conjunto por várias pessoas. Além do 'mate' a folha é também usada para mastigar, fazer chás e rituais religiosos.

Segundo a imprensa boliviana, Evo Morales não precisou quando quais os tipos de derivados da coca que vão ser exportados, nem o que fará a Bolívia com relação à Convenção das Nações Unidas sobre Drogas, de 1961, que proíbe a exportação de folhas de coca no estado natural.

Fontes não oficiais dão conta que a Bolívia produz mais de 20.000 hectares anuais de coca, estando em terceiro lugar como produtor mundial, detrás da Colômbia e do Peru.

Também que a produção boliviana é superior ao consumo interno de coca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório