Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Detonadas duas bombas junto ao parlamento em Cabul

Autoridades suspeitam que o ataque tenha sido coordenado.

Detonadas duas bombas junto ao parlamento em Cabul
Notícias ao Minuto

13:15 - 10/01/17 por Carolina Rico com Lusa

Mundo Afeganistão

Cabul foi esta manhã alvo de dois ataque em simultâneo. Um bombista suicida fez-se explodir e um carro armadilhado explodiu junto ao parlamento da capital afegã.

Pelo menos 24 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas, disse um porta-voz do Ministério da Saúde. Mas "este balanço poderá aumentar porque alguns dos feridos estão em estado crítico", acrescentou a fonte, citada pela agência AFP.

As autoridades suspeitam que o ataque tenha sido coordenado, tendo os talibãs reivindicado os ataques (numa mensagem difundida no Twitter), dirigidos a um autocarro que transportava funcionários dos serviços secretos.

"Uma das explosões foi provocada por um suicida que estava na rua e a outra por um veículo armadilhado", indicou uma fonte dos serviços de segurança afegãos, momentos antes da confirmação de pelo menos duas dezenas de vítimas mortais.

Uma testemunha citada pela AFP, identificada como Zabi, relatou que "o suicida aproximou-se a pé junto de funcionários que estavam a sair dos escritórios e detonou a carga explosiva que transportava no meio da multidão".

"Muitas pessoas morreram e ficaram feridas", disse a testemunha, poucos momentos depois das explosões. Depois, prosseguiu a mesma testemunha, "um carro suspeito estava estacionado do outro lado da rua" em frente ao parlamento.

"Tive tempo de gritar às pessoas que passavam para se desviarem, o veículo explodiu, e foi projetado para trás", acrescentou Zabi. "Muitas pessoas foram igualmente mortas e ficaram feridas nesta segunda explosão", referiu a testemunha, que também sofreu ferimentos "numa mão, pé e pescoço".

O parlamento afegão (bicamaral) está localizado na grande artéria de Darulaman que tem acesso direto ao antigo Palácio real, uma zona muito frequentada ao final do dia, à hora de saída dos funcionários dos serviços administrativos afegãos.

[Notícia atualizada às 14h25]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório