Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Guterres pede "soluções inovadoras" para reunificação de Chipre

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu hoje "criatividade" e "soluções inovadoras" para a próxima Conferência de Chipre, que decorre em Genebra na quinta-feira e onde poderá ser acordada a reunificação da ilha.

Guterres pede "soluções inovadoras" para reunificação de Chipre
Notícias ao Minuto

20:14 - 06/01/17 por Lusa

Mundo ONU

"O secretário-geral enfatizou a oportunidade histórica para garantir um importante avanço na conferência", afirmou o gabinete do porta-voz das Nações Unidas, num comunicado sobre a reunião que Guterres manteve na quinta-feira com as autoridades turcas.

Guterres encontrou-se com o chefe da diplomacia turca Mevlut Cavusoglu, representante de um dos países protagonistas da "questão de Chipre" e que desde 1974 ocupa a parte norte da ilha dividida.

Nas conversações com Cavusoglu, o "número um" da ONU sublinhou a necessidade de a Turquia e Chipre alcançarem "soluções mutuamente aceitáveis que abordem os interesses das duas comunidades".

Chipre garantiu a sua soberania política face a Londres em 1960 na sequência dos acordos de Zurique e Londres, que estabeleceu a Grécia, Turquia e Reino Unido como garantes da independência do novo país, um sistema que Atenas e a parte cipriota grega pretendem eliminar.

Além das cinco partes envolvidas na cimeira internacional (líderes de cipriotas gregos e turcos, e os três países "garantes"), admite-se ainda a presença em Genebra de representantes da União Europeia e das Nações Unidas.

O objetivo da negociação consiste em garantir uma solução que estabeleça uma federação bizonal e bicomunal, com igualdade política para um Estado de soberania única, cidadania única e personalidade internacional única.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório