A estranha "tradição" francesa em queimar centenas de carros no ano novo

Apesar de esta já não ser uma novidade a cada ano novo que se celebra, o Governo francês insiste em dizer que "tudo correu particularmente bem".

car on fire paris

© Getty Images

João Oliveira
03/01/2017 16:35 ‧ 03/01/2017 por João Oliveira

Mundo

Vandalismo

A cada novo ano que se celebra, existe uma "tradição" que insiste em manter-se. Trata-se de um ato de vandalismo que consiste em queimar centenas de carros estacionados enquanto os respetivos donos estão nas ruas a festejar o ano novo.

De acordo com o The Telegraph, este ano, foram queimadas cerca de 945 viaturas, uma descida considerável quando comparada com os 1067 carros incendiados em 2014.

Curiosamente, esta prática parece não preocupar o Governo, que afirma que a véspera do novo ano “correu particularmente bem e sem nenhum incidente” a reportar. Sobre as viaturas queimadas, a mesma entidade diz que a maioria das viaturas ficou “total ou parcialmente destruída”.

Durante a noite das celebrações, fonte policial informou que foram detidas 454 pessoas, das quais 301 ficaram sob a custódia policial. Não foi referida, no entanto, qualquer informação sobre a ligação das detenções a esta prática.

Mesmo assim, e não negando a existência de um problema, o ministério do Interior francês disse, no passado domingo, que houve um aumento de 17% sobre esta sinistralidade, acrescentando porém que “os números de veículos queimados demonstram que, apesar de intolerável, o fenómeno está controlado”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas