Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Terá sido revelada identidade do suspeito de ataque em Istambul

Atacante terá 28 anos e será natural do Quirguistão.

Terá sido revelada identidade do suspeito de ataque em Istambul
Notícias ao Minuto

09:51 - 03/01/17 por Goreti Pera

Mundo Terrorismo

Iakhe Mashrapov. É este o nome daquele que está a ser apontado como o atirador de Istambul, que, na madrugada de 1 de janeiro, matou 39 pessoas numa discoteca naquela cidade turca.

Vários utilizadores turcos do Twitter têm divulgado na rede social a imagem do passaporte daquele que dizem ser o autor do atentado do passado domingo. Trata-se de Iakhe Mashrapov, um homem natural do Quirguistão nascido a 2 de agosto de 1988, ou seja, de 28 anos.

A agência noticiosa AKIpress dá conta de que se tratará, alegadamente, do autor do massacre numa discoteca em Istambul, mas salvaguarda que a informação carece de confirmação oficial do estado do Quirguistão.

De todo o modo, as autoridades turcas haviam já admitido estar à procura de um homem que suspeitavam ser natural daquele país, a que juntam ainda outras duas possibilidades: Uzbequistão ou China.

Também a televisão estatal turca TRT dá como certo que é este o homem de quem a polícia está à procura. 

De acordo com o Il Fatto Quotidiano, que cita a imprensa turca, Mashrapov terá entrado na Turquia a 20 de novembro, um mês após a emissão do passaporte.

Chegou e Istambul com a mulher e dois filhos num voo procedente do Quirguistão. Viajou para a cidade turca de Konya em busca de trabalho mas regressou passados nove dias a Istambul.

Nesta cidade, terá residido em três moradas diferentes no distrito de Zeytinburnu, parte europeia da cidade. Foi lá que a polícia fez buscas na noite passada e deteve quatro suspeitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório