Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

A fome russa de 1921 que transformou agricultores pobres em canibais

Fome russa de 1921 matou mais de cinco milhões de pessoas.

Notícias ao Minuto

17:47 - 30/12/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Galeria

A fome russa que começou na primavera de 1921 e terminou em 1922, também conhecida como a fome Povolzhye, matou mais de cinco milhões de pessoas e afetou mais de 30 milhões.

As faixas mais pobres da população foram as mais afetadas por um conjunto de acontecimentos: a Revolução Russa, a Guerra Civil, a seca e as ordens de Lenin no sentido de apreender alimentos aos pobres, que o líder comunista acreditava estarem a sabotar a guerra.

A fome tornou-se tão grave que as sementes chegavam a ser comidas antes de serem plantadas e os camponeses viram-se obrigados a recorrer ao canibalismo para subsistir.

Algumas imagens, não reproduzidas aqui mas divulgadas pelo Daily Mail, mostravam partes de cadáveres a serem vendidos nas ruas para consumo.

Fridtjof Nansen, um explorador polar, chegou à cidade de Samara em 1921 e ficou chocado com o que viu. Conseguiu angariar fundos para ajudar a população mas não era suficiente. Lenin acedeu, por fim, em deixar agências internacionais de solidariedade entrar no país.

Pode ver na galeria acima a dura realidade que assolou algumas zonas da Rússia bolcehvique na altura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório